sábado, 7 de janeiro de 2012

Créditos do documentário

Vídeo: Guerra no Brasil

Sinopse: relato de mulheres que foram torturadas pela ditadura militar, que instalou-se no Brasil de 1964 até 1985. Os depoimentos na tela dão dimensão histórica a luta de uma geração que foi tratada como ficção ou delírio de uma juventude aventureira.

Amor & Revolução, a primeira novela brasileira ambientada totalmente durante a ditadura militar, foi além disso. A emissora de Silvio Santos convidou várias pessoas que sobreviveram na resistência à ditadura militar, para gravarem uma série de depoimentos sobre suas trajetórias de lutas, alguns com duração de mais de uma hora. Esse material, depois de editado, era veiculado ao final de cada capítulo da novela, que teve início em abril de 2011 e terminou no dia 13 de janeiro de 2012. Vários desses depoimentos foram enviados para o site do youtube por alguns internautas, sem o slogan do SBT. O documentário foi realizado reciclando alguns dos depoimentos, de forma a ensejar uma narrativa que contemplasse o objetivo a que o filme se dispunha. Este recurso, chamado de "cinema de montagem", algo bem contemporâneo diante da avalanche de imagens já existentes, já foi utilizado por vários cineastas de renome, como o Joel Pizzini, por exemplo.

Depoimentos (pela ordem de aparição):

Criméia Almeida, Rose Nogueira, Rosalina Santa Cruz, Maria do Socorro, Clair Martins, Ilda Martins e Suzana Lisbôa.

Edição: Marlon Davis (
http://www.cabraquentefilmes.com.br/

Música : Cálice (Chico Buarque & Gilbeto Gil) - intérprete: Pitty

Música incidental : Prá não dizer que não falei das flores (Geraldo Vandré)

Tempo: 15min

Ano de produção: janeiro/2012

Produção: IoIô Filmes

Concepção: Ionaldo Araújo

Obs: a idéia de fazer um site, surgiu pela necessidade de relatar o porquê da necessidade de se fazer o filme da forma que foi feito, contextualizar sua motivação e divulgar fatos que tenham relação com a temática do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário